quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arte Popular Brasileira










Heitor dos Prazeres, Morro , 1965
óleo sobre tela, c.i.d.
144 x 102 cm
Reprodução fotográfica Antonio Rudge


Arte popular, segundo Cunha (2005), pode ser definida como a arte sem sofisticação, produzida fora do campo de arte erudita – as chamadas Artes Maiores ou Belas-Artes e as Artes Menores – e, supostamente, associada às raízes da consciência coletiva da população mais simples.


No Brasil, costumamos chamar de “arte popular”, a produção de pinturas, esculturas e modelagens feitas por homens e mulheres que não receberam ensino ou treinamento profissional específico, mas criam obras de reconhecido valor estético e artístico. Seus autores são gente do povo, o que, em geral, quer dizer pessoas com poucos recursos econômicos, que vivem no interior do país ou na periferia dos grandes centros urbanos e para quem “arte” significa, antes de mais nada, trabalho.


Suas produções possuem geralmente um colorido brilhante e não naturalista, a perspectiva não é exata e o aspecto geral é infantil. Entretanto, os artistas ditos populares ou “ingênuos” não são, necessariamente, amadores ou sem contato com os conhecimentos artísticos. Alguns artistas extremamente sofisticados têm buscado, intencionalmente, uma expressão ingênua, sobretudo a partir do século XX. A arte popular ou ingênua também é conhecida como naïve, palavra francesa que significa ingênuo.


Alimentando galinhas Casal Luiza - Taubaté, SP Dona Isabel - Vale do Jequitinhonha, MG


Acervo Museu Casa do Pontal Acervo Museu Casa do Pontal


Apesar de fortemente enraizada na cultura e no modo de viver das pequenas comunidades nas quais tem origem, a arte popular exprime o ponto de vista de indivíduos cujas experiências de vida são únicas. Apresenta os principais temas da vida social e do imaginário — seja por meio da criação de seres fantásticos ou de simples cenas do cotidiano — numa linguagem em que o bom humor, a perspicácia e a determinação têm lugar de destaque. Talvez venha daí seu forte poder de comunicação, que ultrapassa as fronteiras de estilos de vida, situação sócio-econômica e visão de mundo, interessando a todos de uma maneira geral.


O mundo da arte popular brasileira — ou seja, o mundo dos costumes, das religiões e festas que se revelam por seu intermédio e lhe servem habitualmente de tema — é bastante complexo e dinâmico. As manifestações artísticas acontecem em todas as regiões do Brasil, e seus autores utilizam os materiais que têm à mão, como barro ou madeira, e ainda outros, como areia, palha, contas, tecidos e penas de aves. Para muitas pessoas, prestar atenção nos diversos estilos, cores e materiais que compõem as obras dos artistas populares, é um meio de descortinar um mundo de arte desconhecido. Conhecer essa produção também é conhecer melhor o Brasil e os brasileiros. E significa, sobretudo, fazer uma fascinante aventura pelos caminhos da imaginação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário