quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arte Contemporânea


Conceito

A arte contemporânea envolve um período que surge na segunda metade do século XX e prolonga-se até os dias atuais.

História

Marchel Duchamp, em 1913, propôs obras chamadas “ready-made”, que eram feitas a partir de objetos do dia-a-dia.
Esses objetos eram apresentados totalmente descontextualizados e não podiam ser utilizados. Como exemplo temos um mictório no meio de uma sala e sem encanamento. Com isso, Duchamp conseguiu chamar a atenção e tornar-se realidade.
Esta era nasceu logo depois da Segunda Guerra Mundial, estendendo-se até os dias atuais. Traz consigo novos hábitos e diferentes concepções. Os artistas começaram a questionar a linguagem artística.
Entre os movimentos mais importantes do período estão a Op Art, Por Art, Expressionismo, Arte Conceptual, Arte Povera, Minimalismo, Body Art, Fotorrealismo, Internet Art, Street Art, entre outras.

Características

Neste tipo de arte não existem limites, muitas vezes o que se publica é a primeira idéia que vem a cabeça.
Uma característica interessante é o fato das pinturas e esculturas não transmitirem idéia políticas ou religiosas e preocuparem-se em estar voltadas a si mesmas. Isso porque os artistas contemporâneos não são financiados por instituições e possuem mais liberdade de expressão.


A Arte Contemporânea no Brasil

Assim como no exterior, a arte contemporânea surge no Brasil a partir da década de 50. Durante a década de 60 surge o Tropicalismo e na década de 70 as noções de conceito e tecnologia estão a serviço da arte. Já na próxima década de 80, a arte produzida começa a ter caráter festivo e alegre.

Dia 20 de outubro de 1951 acontece a primeira Bienal de São Paulo que teve 1854 obras de 23 países. Este acontecimento deu abertura a uma movimentação muito grande dentro do campo artístico brasileiro.
Nesta década também ressurge o Abstracionismo geométrico e informal.
Em 1957, no Rio de Janeiro, houve o início do Neo-concretismo, em que alguns artistas aliam a sensualidade com o Concretismo. Neste período destaca-se Hélio Oiticica.
Nos anos de 1960 houve o declínio da abstração e o surgimento de uma produção artística da comunicação de massa, influenciada pela Arte Pop.
Já nos anos 90, a arte desenvolve características de outros países, como a inclusão da participação do público que pode até mesmo interferir na obra do artista.



Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário