segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Conceito de Colagem


Autoria: Jeniffer Elaina da Silva

Colagem é a técnica feita através de matérias de diversas texturas, ou não, que são superpostas ou colocadas lado a lado na criação de uma imagem. Ela consiste na combinação da pintura com a colagem de elementos planos como papel, recortes de jornal, tecidos, etc.
De uma forma geral, seu objetivo é juntar numa mesma imagem outras imagens de origens diferentes. Seus maiores utilizadores foram Pablo Picasso e Georges Braque.


História e Características

Esta técnica já era conhecida antes do século XX, mas era considerada apenas como uma brincadeira de criança. O primeiro movimento artístico a utilizá-la foi o cubismo.
Os primeiros artistas que utilizaram a colagem foram Pablo Picasso e Georges Braque, próximo a 1912. Além deles, tivemos Max Ernst e Henri Matisse. Este último chamava a colagem de “desenhando com tesouras”.
Os cubistas são inovadores nestas técnicas que usam colagens. Recortam papéis no formato do objeto a ser retratado, como é o caso de Violão, de 1913, realizado por Picasso. Mas assim mesmo, não basta a forma, a textura do papel deve ser perfeita desde o mais liso e totalmente branco até o bege chegar ao fundo azul dominante.
Destaca-se o violão que vibra como se tocasse musica, mesmo sem haver cordas nele. As texturas são apenas indicadas por colagens de papéis e não mais são pintadas a tinta como antes.
Na verdade todos os elementos da colagem substituem o desenho e a pintura.
Na tela Natureza morta com violão, também de Picasso, a colagem não usa papéis recortados, os efeitos de vibração e de realidade são produto de um jogo entre superfícies formadas a partir de seu preenchimento com cores quentes claras ou escuras, lisas ou muito listadas, multiplicando as cordas do violão.
Pelos dadaístas a colagem é classificada como uma das formas de negação total da arte tal como existe até o momento.
Nos movimentos artísticos brasileiros, as colagens foram feitas por diferentes artistas como, por exemplo, Carlos Scliar, Piza, Jorge de Lima e Athos Bulcão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário