segunda-feira, 18 de março de 2013

Luz e sombra





. A luz e a sombra são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos. Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto. O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.
. A definição correta do volume dum objeto se consegue através da valorização exata das intensidades das suas sombras.Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas.As sombras próprias são as que originam o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
. Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra”que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.No exemplo da Figura A-1, distinguimos dois objetos com a mesma forma, tamanhos e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera.O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume.A diferença entre os dois objetos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário