A palavra “Frottage” é de origem francesa - frotter,
que significa “esfregar”.
Consiste em colocar uma folha de papel
sobre uma superfície áspera,
que contém alguma textura, e esfregá-la,
pressionando-a com um
bastão de giz de cera, por exemplo,
para que a textura apareça na folha.
No campo da arte, essa técnica foi usada
pela a primeira vez pelo o
pintor, desenhista, escultor e escritor
alemão Max Ernest (1891 – 1976),
um dos fundadores do movimento “Dada”
e posteriormente um dos grandes
nomes do Surrealismo.
pela a primeira vez pelo o
pintor, desenhista, escultor e escritor
alemão Max Ernest (1891 – 1976),
um dos fundadores do movimento “Dada”
e posteriormente um dos grandes
nomes do Surrealismo.
Munido de um papel e um giz, uma caneta,
ou qualquer outro
condutor, podemos sair em busca de
texturas interessantes.
ou qualquer outro
condutor, podemos sair em busca de
texturas interessantes.
Ao participante é requerido um olhar atento
a captar as propriedades
da superfície dos objetos, da estrutura
arquitetônica e qualquer relevo
que possa ser usado na criação de imagens.
a captar as propriedades
da superfície dos objetos, da estrutura
arquitetônica e qualquer relevo
que possa ser usado na criação de imagens.
MODOS DE FAZER
Com o uso do lápis grafite, giz de cera,
caneta esferográfica,
lápis de cor etc, chegaremos a diferentes
resultados, dos quais
vamos escolher aqueles que mais atendem
a nossa proposta.
caneta esferográfica,
lápis de cor etc, chegaremos a diferentes
resultados, dos quais
vamos escolher aqueles que mais atendem
a nossa proposta.
Por se tratar, de uma certa forma, de um
decalque sobre uma matriz,
a frotagem nos permite a repetição da ação
e consequentemente
reprodução do desenho várias vezes seguidas.
decalque sobre uma matriz,
a frotagem nos permite a repetição da ação
e consequentemente
reprodução do desenho várias vezes seguidas.
Tendo um processo de confecção bastante simples,
a sua feitura pode
ser realizada em qualquer lugar, se firmando
como um ótimo exercício
de experimentação contínua.
ser realizada em qualquer lugar, se firmando
como um ótimo exercício
de experimentação contínua.
MATERIALIDADES
A investigação das propriedades táteis dos objetos
compreende a criação
das mais ricas visualidades. Passamos a olhar os
objetos de maneira diferente,
prestando mais atenção às suas propriedades,
sempre imaginando as
possibilidades criativas que ele nos oferece.
compreende a criação
das mais ricas visualidades. Passamos a olhar os
objetos de maneira diferente,
prestando mais atenção às suas propriedades,
sempre imaginando as
possibilidades criativas que ele nos oferece.
ELABORANDO
Partindo deste processo, podemos iniciar
um trabalho de elaboração
de desenhos e composições, articulando
visualidades, campos de força,
movimentos, pesos, tonalidades sobre o plano.
um trabalho de elaboração
de desenhos e composições, articulando
visualidades, campos de força,
movimentos, pesos, tonalidades sobre o plano.
Neste processo, trabalhamos diversos elementos
das artes visuais referentes
ao estudo da forma, composição, textura,
estrutura do desenho etc,
executando processos mentais que exploram
a intuição e a percepção.
das artes visuais referentes
ao estudo da forma, composição, textura,
estrutura do desenho etc,
executando processos mentais que exploram
a intuição e a percepção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário