quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fartura e Fome


Dois Mundos: Fome e Fartura –Desespero e Indiferença


O psicólogo americano Abraham Maslow, há muito tempo, publicou uma interessante teoria sobre as necessidades humanas. Segundo ele, existe uma hierarquia para estas necessidades, que é a seguinte:
  • necessidades de auto realização
  • necessidade de status e estima
  • necessidades sociais (afeto)
  • necessidades de segurança
  • necessidades fisiológicas
A medida que as que estão mais embaixo na lista vão sendo satisfeitas, vão surgindo as que estão na parte de cima da lista.

Abaixo você verá pares de fotos em que o “primeiro mundo” e o último dos mundos se contrapõem. De um lado os “povos desenvolvidos” se divertem desperdiçando comida, do outro, crianças morrem de fome.

Dos famintos nos sabemos em que local da hierarquia de necessidade eles estão, mas onde é que se encontram os desenvolvidos desperdiçadores indiferentes? Será que a teoria do Dr. Maslow carece de mais uma categoria de necessidades? Seria ela a necessidade do desperdício indiferente e injustificável?
Enquanto marmanjos sarados alegremente participam da “Tomatina”, uma guerra de tomates que ocorre anualmente na Espanha, onde são desperdiçadas tonelada e mais tonelas do alimento...

...na África, o bebê não tem força sequer para mamar o mirrado seio materno.

Enquanto a mulher européia (perceba como ela é “fraquinha”) se diverte fazendo em manteiga a escultura (feia e inútil!) de uma motocicleta...
...a criança nigeriana, esquálida e faminta, se contenta com simplesmente nada.


É um mundo difícil de entender, este no qual vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário