Art Déco
Art Déco foi um movimento que se manifestou na arquitetura, nas artes plásticas, no design gráfico, e no design industrial.
Surgiu na década de 1920 e ganhou força nos anos 30 na Europa e nas Américas.
Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados.
Na arquitetura art déco, as fachadas têm rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres.
Na arquitetura art déco, as fachadas têm rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres.
Alguns exemplos são o Chrisler Building, o Empire State Building e o Rockefeller Center, em Nova York, e os prédios da Ocean Drive, em Miami Beach.
Diferentemente da Art Nouveau, mais rebuscada, a Arte Déco tem mais simplicidade de estilo.
Tamara Lempicka - 1929
O movimento deve seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris, em 1925.
Na mostra, nus femininos, animais e folhagens são apresentados em cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas ou geométricas.
Sem abrir mão do requinte, os objetos de decoração passam a ter linhas modernas.
Mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres.
Durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) o art déco sai de moda, mas, no fim da década de 60, colecionadores do mundo todo voltam a se interessar pelo estilo.
Texto de: JONAS PROCHOWNIK
Nenhum comentário:
Postar um comentário