quarta-feira, 11 de abril de 2012

Resumo do Renascimento Cultural


Renascimento Cultural


Foi um movimento que difundiu principalmente nas cidades italianas, pois era um centro de idéias, onde todos os tipos de pessoas cruzavam diariamente por causa do comércio.
- buscou como fonte de inspiração a cultura Greco-Romana;
- tentou conciliar fé e razão;
- desenvolvimento do Mecenato(é a prática de mecenas comprar e patrocinar obras de arte; 
- sede do antigo Império Romano;
- fuga dos sábios de Bizâncio;
- contato com os árabes.

Valores Modernos
Otimismo
- Individualismo;
- Humanismo;
- Valorização da vida terrena

A igreja perde o poder porque estava abusando dele. Essa sempre foi uma tendência da Igreja. Como tinha o poder universal, julgava apta a fazer coisas que até Deus duvida. Começaram a vender relíquias santas, eles exigiam sobretudo a moral, mas se contradizia, pois o próprio clero tinha um comportamento "pecador". A única certeza que as pessoas tinham era a de que iam morrer. Já a igreja incrementava isso, afirmando que somente através da fé poderia ir para o céu. Lutero, não concordava com essas atitudes e faz um movimento, a Reforma que aderiu principalmente a burguesia, surgindo a Igreja protestante. Assim a igreja católica faz a reforma, criando a inquisição, uma maneira de intimidar as pessoas que se afastavam do catolicismo. Surge nesse período também a companhia de Jesus.

A mudança de mentalidade não ocorre do dia para a noite. O homem se inicia com a razão porem quando passava por uma dificuldade recorria a Deus. Esse conflito tomou conta do homem, e podemos perceber nas obras de artes da época. Aos poucos a concepção vai mudando, agora quanto mais dinheiro se tinha, mais Deus olhava para a pessoa. A Id. Média foi chamada de Id. das Trevas pelos renascentistas que alegavam que não havia tido nessa idade uma revolução cultural. Mas sabemos que isso é uma mentira, pois até hoje preservamos esse período em partes.

O Renascimento Italiano foi dividido em três fases:
Trecento - séc: XIV- Petrarca e Giovanni Boccarcio;

Quattrocento  - séc XV- Botticelli e Leonardo da Vinci que foi inventor, pintor, engenheiro,....., enfim as pessoas nessa época tinham de Ter umconhecimento global das coisas.

Cinquecento - séc XVI- Maquiavel, Rafael Sanzio, Michelângelo.

As mulheres pintadas por Rafael Sanzio eram mães com aspectos angelicais, porém sem deixar de lado sua sensualidade. Elas possuíam o rosto corado, pois isso determinava saúde, elas eram bem brancas e um pouco gordinhas.

O renascimento deu toda a bagagem para o homem se lançar ao mar. Ele entrou em decadência logo foi descoberto o caminho para as Índias , diminuindo o intercâmbio cultural no Mediterrâneo.

Essa decadência foi propiciada pela igreja que iniciou a contra reforma, utilizando o tribunal da inquisição.queimavam todos aqueles que tivessem idéias contrárias as da Igreja, chamando os de hereges.


Decadência do Renascimento
- o fato de os mares terem a fama de serem tenebrosos e de terem monstros fez com que o atlântico se tornasse o eixo econômico

- os novos centros comerciais que emergiram impulsionaram os valores renascentistas a atuação da Contra Reforma(Inquisição)

- O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, contra as crenças da Igreja Católica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo. Negou-se a retratar-se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua(Inquisição). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário