quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ALFABETO VISUAL PARA USAR FAZER E COMPREENDER AS DIVERSAS LINGUAGENS

ALFABETO VISUAL PARA USAR FAZER E COMPREENDER AS DIVERSAS LINGUAGENS
1) ALFABETO VISUAL
O que é linguagem? O que é código? O que são signos?
a)Linguagens
Sistema próprio de organização
b)Linguagem Visual
Código próprio = elementos que servem para formar suas mensagens compreendemos e usufruímos melhor essas mensagens quando conhecemos os elementos que as constituem, as estratégias que o autor usou e os recursos sobre nossa sensibilidade = é isso que forma o alfabeto visual)
c)Código
Elementos que servem para formar mensagens
Exemplo: carta enigmática
2) SIGNO, MARCA, SINAL
a)Signos
Marcas com a intenção de transmitir ideias
b)Signo
Forma associada a uma idéia. Pelos signos nós nos comunicamos com os outros e transmitimos nossas mensagens
c)Signos do cotidiano
Listar os signos conhecidos. Pesquisar os signos do cotidiano
d)Marcas
Podem ser voluntárias e involuntárias
e)Marcas gráficas
São produzidas por instrumentos tais como: lápis, caneta, giz, pincel e outros...
f)Sinais involuntários
São as nossas marcas involuntárias, espontâneas
g)Sinais voluntários
NAO são espontâneos, servem para comunicar idéias de acordo com a superfície e
instrumentos.
Exemplos: línguas e códigos criados por grupos diferentes; língua do p;
3) PONTO
Sinal Gráfico mínimo e elementar
Pontos podem criar idéias, comunicar sensações, dar idéia de movimento, ritmo luz, sombra, volume, atmosfera.
O ponto está na base de todos os desenhos
Exemplo: Pontilhismo - Georges Seurat - Domingo na Ilha da Grande Jate (1884 - 86)
4) LINHA

O PONTO



PONTO é a unidade mais simples e expressão mínima da comunicação visual. Não tem geometricamente uma dimensão, área ou superfície. É simplesmente invisível. como se trata do elemento visual mais simples, torna-se necessário graficamente torná-lo visível. Acontece por exemplo quando a ponta do lápis contacta com o papel.
Os pontos podem ser:
Muitos artistas na criação das suas obras utilizam as potencialidades plásticas do ponto ( forma, dimensão e cor). Ficam aqui alguns exemplos.
A Linha


Marca continua ou com aparência de continua
Linha gráfica = traçada com a ajuda de qualquer instrumento sobre uma superfície
Uma linha pode / linhas podem:
a)sugerir movimento e ritmo
b)comunicar sentimentos e sensações
c)definir figuras e formas
d)transmitir dinamismo, velocidade, ímpeto, harmonia, musicalidade, violência, agressividade, medo, dor...
e)Ser artística e decorativa
Exemplos: vaso; mapa / guia de rua; "estrada*
Exemplos: Picasso - Estudo para Mercure. 1924; estudos de Picasse para o quadro Guemica.
Sugestões: cantinho de réguas; impressão em azulejo e papel poroso

A LINHA



“A linha é um ponto dando um passeio” Klee
LINHA pode ser definida como um ponto em movimento. Assim, uma linha é constituída por um conjunto de pontos. O comprimento é a única medida que uma linha pode ter e a sua representação no espaço é infinita.
A linha evidencia formas e tem uma função técnica e expressiva na representação e na comunicação visual. É um elemento gráfico do desenho muito importante, pois com ela podemos definir formas e mostrar a nossa imaginação e criatividade.
Exemplos como alguns artistas utilizaram a linha de forma criativa



5. PROPORÇÃO
Relações entre os dois lados de um objeto
Proporções continuam iguais mesmo que o desenho seja reduzido ou aumentado
Proporções quando não respeitadas, deformam o todo
Alguns artistas exploram a falta ou a quebra das proporções para darem um clima estranho e inquietante aos seus trabalhos
Exemplos: figura aumentada em escala
Van Gogh - O Quarto; Velasquez - As Meninas; Tarsilia - Abapuru
6. SUPERFÍCIE e TEXTURA
Superfície - diferentes formas e tipos: tela, cartolina, tecido, madeira, parede, azulejo, papel, materiais reaproveitados, etc
Superfície - diferentes personalidades: enrugada, esponjosa, crespa, aveludada, acetinada, felpuda, granulada, ondulada
Textura = aspectos da trama e do entrelaçamento das fibras que constituem uma superfície
Textura / técnica - existem desenhos feitos em técnica denominada textura
Cada tipo de textura pode provocar um tipo de reação
A combinação de texturas diferentes em desenho ou pintura pode produzir efeitos interessantes e surpreendentes
Exemplo: Renoir - O Almoço dos Rower, 1875 /1876 (Detalhe): Jan Van Eyck - Mossa Senhora do Cônego Van der Paele, 1436 (Detalhe)
7. CORES
Exercem determinado efeito sobre as pessoas
Não conseguimos ficar muito tempo em ambiente exageradamente colorido
Induzem á dança e à movimentação; predispõem á calma e à paz;
Exemplos: comparar lanchonetes fast- food e lanchonetes que tenham o objetivo de que os clientes demorem e gastem muito; hospital / escola; salão de igreja / salão de baile.
Há uma energia que vem das cores que influencia nosso estado de espírito - tem efeito sobre nosso humor. Exemplo: fase AZUL de Picasso
Função simbólica = podem transmitir idéias ou conceitos
Cor
É um fenômeno físico; Cores são geradas pela LUZ
Exemplo: Isaac Newton. DISCO COLORIDO
a) Branco
Círculo com 7 cores girando = as cores desaparecem - surge o BRANCO
b) Preto
Absorve todos os raios luminosos e não reflete nenhum dos raios; um objeto preto exposto ao sol, ABSORVE muito mais CALOR do que um branco ou de cor clara.
c) cores primárias
Puras, sem mistura = VERMELHO. AMARELO, AZUL
As cores se organizam de acordo com sua relação com 3 cores principais das 3 cores primárias surgem combinações que formam todas as outras...
Na cor, o todo é formado pelas cores primárias (vermelho, amarelo e azul).
d) cores secundárias
Formam-se a partir da mistura de duas cores primárias: laranja, verde e roxo. Cada cor secundária é complementar de uma cor primária que não entrou na sua formação
(mistura).
e) cores complementares
As cores se complementam entre si por oposição = complementares
Cada uma das cores primárias tem a sua cor complementar.
Essas cores se atraem e se valorizam mutuamente, modificando a percepção que temos delas - quando colocadas lado a lado, representam o mais forte contraste que pode haver entre as cores, tomando-as mais vivas = alcançam efeitos de luminosidade máxima.
Uma cor pode influenciar a outra.
Um traço preto modifica o efeito de uma cor sobre a outra-
f) cores complementares
Cada cor secundária é COMPLEMENTAR de uma cor primária que não entrou na sua formação (mistura). A parte COMPLEMENTAR de qualquer coisa é a parte que falta para completar o todo. Na cor, o todo é formado pelas cores primárias (vermelho, amarelo e azul).
g) cores quentes
Parecem ser mais alegres, mais vivas, lembram o fogo, o sol, transmitindo a sensação de calor dão a impressão de proximidade e de expansão: rosa magenta, laranja, amarelo e principalmente as cores derivadas do vermelho.
h)cores frias
Podem dar a impressão de afastamento, distância, calma, repouso, sombra; são geralmente usadas para representar a água, o céu, a neve, o gelo, transmitindo a sensação de frio; são derivadas principalmente do azul: azul, verde e roxo.
i)cores neutras
Cores que combinam com qualquer outra cor: branco, cinza e preto.
j) monocromia
É a harmonia conseguida quando utilizamos somente uma cor com suas variações de tons, obtidas com o auxílio do branco para clarear e do preto para escurecer.
8. LUZ, SOMBRA, VOLUME
Quando há luz há também sombra
A conjugação luz + sombra = percepção de volume
Mudança na fonte luminosa = mudança na sombra
Contraste entre luz e sombra = efeito claro-escuro
Sugerir movimento e ritmo
9. ESPAÇO
Uma figura plana sobre um fundo chapado não dá idéia de espaço, a figura fica colada ao fundo
Se a mesma figura plana for atingida pela luz, surgem: sombras, a idéia de volume e a ilusão da profundidade
Espaço X observador = relação variável - dimensões dos objetos são proporcionais à distância do observador em relação aos objetos
Aspectos que sugerem distância de objetos:
Cores + intensas = objetos + próximos
Esfumaçado azulado s intensifica a idéia de afastamento, nos objetos que estão ao fundo
Objetos mais próximos s maior detalhamento
Objetos mais distantes = menor detalhamento
10. PERSPECTIVA
É um efeito visual
É uma técnica que permite transferir para o desenho aquela impressão que nossos olhos vêem quando observam um espaço em que há objetos mais distantes
Exemplo: linha de trem- Quando observamos uma linha de trem, temos a impressão de que as duas linhas de trilho se unem no final e se tocam, até onde nossa vista alcança.
Chamamos de perspectiva:
A percepção visual de um espaço por meio de linhas paralelas que convergem a um ponto, o ponto de fuga;
A representação desse fenômeno no desenho, estratégia que dá efeito de profundidade
11. COMPOSIÇÃO
Combinação dos elementos do alfabeto visual
Quando observamos uma obra visual, compreendemos que é resultado de:
Um projeto inicial
Um trabalho de pesquisa
Uma composição de vários elementos que se conjugam para provocar um determinado
efeito final
É BOM SABER
Sobre Georges Seurat (1859-1891): é o criador do pontilhismo, ou seja, técnica em que o artista produz sua obra com pontos. Estes podem aparecer muito pequenos e próximos uns dos outros ou maiores e mais distanciados. As cores se mesclam na tela, e com o pincel e pequenos ou grandes pontos o artista compõe sua obra. Era um pintor lento em seu trabalho, mas suas obras revelam aspectos quase científicos. Suas tela a óleo a tinta ou a lápis são todas precisas e harmônicas. A cientificidade que caracterizou as suas criações
Uma das marcas desse artista. Seus quadros são cheios de mistério e poesia.
Sobre o alfabeto visual: “é constituído de sinais fundamentais, com os quais se formam imagens. Esses sinais são: o ponto, a linha, a superfície, o volume, a luz, a cor”...
Quem quiser saber mais sobre o assunto ir em www.ensinarevt.com/conteudos/ponto-linha/index.html

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