terça-feira, 20 de março de 2012

Reflexão

Gosto tanto desta reflexão que resolvi
dividi-la com vocês.
"No homem, enquanto as mãos trabalham - a mente reflete...."
Fidelino de Figueiredo
 Boa reflexão.......

Função Exortativa


Exortativa

Estas imagens têm como missão criar
no observador
 a necessidade de levar a cabo as ações que
são narradas na imagem. 

Essa imagem foi retirada do site:
http://carinacga.blogspot.com.br/




segunda-feira, 19 de março de 2012

Função de contato






Neste site abaixo vocês terão mais opções da função de contato.























Função de contato

Função estética

Divulgação/Lee

Função Expressiva ou emotiva


nções das Mensagens para Jackobson

por: Roberto Lazaro Silveira

Função informativa


Lindas imagens da Natureza


Pessoal,
 Coloquei esta imagem....mas se quiserem ver mais Clique aqui:http://canttim.com/natureza/lindas-imagens-da-natureza/




Imagens

Função imaginativa

René Magritte, As Ligações Perigosas

Função social da arte

Gostei muito deste artigo.
Clique aqui para saber mais sobre as Funções da arte.
http://afuriosa.blogspot.com.br/2009/05/arte-com-funcao-social-nao-obrigada.html

Funções da Arte

Função individual
Se quiser saber mais sobre a função individual da arte,é só clicar aqui.
http://www.graphbiz.com/sami/arteuni.htm

quinta-feira, 15 de março de 2012

Arte Romântica


Romantismo

Arte valoriza a emoção

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Você já viu um filme romântico? Leu um romance? Você se considera uma pessoa romântica? Pois saiba que além das idéias de apaixonado e sentimental, a palavra romântico está ligada a um movimento artístico e cultural que não tinha apenas essas características. O quadro abaixo é um exemplo romântico - e não está ligada à noção de "romantismo" que normalmente temos.


A Liberdade guiando o povo de Delacroix
"A Liberdade Guiando o Povo", Eugène Delacroix, 1830, óleo s/tela
Observe o quadro. Como é a expressão dos personagens? A cena é calma? Emocionante?

Este quadro de Eugène Delacroix é um dos marcos do romantismo. O artista mudou a pintura francesa ao não aceitar os padrões impostos peloneoclassicismo. Ele acreditava que a cor era mais importante que a forma, e a imaginação, mais importante que a razão.

Emoção à tona
As cores fortes pretendem trazer a emoção à tona. Nessa obra, Delacroix retrata um acontecimento histórico, a rebelião dos republicanos e liberais contra o rei Carlos 10o em 1830, na França. O fato escolhido pelo pintor é verídico, mas a maneira de retratá-lo é fantasiosa: é pouco provável que houvesse uma mulher de seios nus durante a rebelião, guiando os manifestantes!

O artista romântico criava em suas obras uma atmosfera de fantasia e heroísmo, valorizando a emoção e a liberdade de criação. Além de acontecimentos históricos contemporâneos, também tinha como temática culto à natureza.

O romantismo pode ser descrito como o movimento artístico e filosófico que surgiu no fim do século 18 e se estendeu pelo 19, decorrente das fortes mudanças sociais, políticas e culturais na Europa, sob os efeitos da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Ë uma visão de mundo subjetiva e emotiva, oposta à racionalidade e objetividade do neoclassicismo e do iluminismo.

Como expoentes do romantismo, além do pintor Eugène Delacroix (1798-1863), podem-se citar os artistas Théodore Géricault (1791 - 1824) na França, e William Turner (1775 - 1851) e John Constable (1776 - 1837) na Inglaterra, entre outros.

Goya

As primeiras manifestações românticas na pintura foram realizadas por Francisco de Goya (1746-1828), que, apesar de pertencer à academia, não seguia as regras do racionalismo neoclássico. Em muitas de suas pinturas há contrastes de luz e sombra que dão um efeito dramático à cena.



Folha Imagem
Goya, "Saturno Devorando Seus Filhos", 1815, óleo s/tela


Nesse quadro, ainda que a cena retratada faça referência a uma parte damitologia greco-romana, proposta neoclássica, a forma como Goya retrata é dramática.

Além de sua presença na arte e na filosofia, temos o movimento romântico na música e na literatura, vertentes que no Brasil (saiba mais sobre o romantismo na literatura brasileira) tiveram muita força com o maestro Carlos Gomes e o escritor José de Alencar.

*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro "Arte-Educação: Experiências, Questões e Possibilidades" (Editora Expressão e Arte)

O figurativo, o abstrato e o conceitual

http://artevis.blogspot.com/2007/07/o-figurativo-o-abstrato-e-o-conceitual.html

Arte Efêmera


Arte efêmera

Instalações, performances e happenings

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Muitas vezes, ao pensarmos em obras de arte, como uma pintura, por exemplo, imaginamos a Monalisa, de Da Vinci, ou O grito do Ipiranga, de Pedro Américo, ou, ainda, esculturas de mármore... Obras que permanecem ao longo do tempo e da história.

Mas o que dizer de obras de arte pública, por exemplo? Muitas delas foram produzidas com a clara intenção de serem modificadas pela ação do tempo e, até mesmo, de desaparecer, como o grafite, os tapetes feitos com serragem, sementes e folhas - que, em algumas cidades, a população costuma fazer nas ruas, para a celebração de Corpus Christi ou da Semana Santa -, esculturas de areia ou gelo.

E não podemos esquecer também das instalações, das performances e doshappenings, realizados por artistas contemporâneos, obras que existem apenas durante o tempo em que são realizadas, como a performance Homem-pão, de Tatsumi Orimoto:


Divulgação
Tatsumi Orimoto, Homem-pão. Performance.

Ou a obra/performance de Ronald Duarte, Nimbo Oxalá, na qual existe uma preocupação com a execução, como se fosse uma espécie de ritual, podendo ser pensada e lida do ponto de vista do produto realizado naquele momento, ou seja, uma grande coluna de gás carbônico formando uma escultura efêmera:

Divulgação

Segundo definição encontrada nos dicionários, efêmero é aquilo que é passageiro, temporário, transitório.

Eterno/efêmero

Contudo, nem toda obra de arte pública foi feita para desaparecer. Quando pensamos em monumentos históricos, por exemplo, a intenção é de que permaneçam com o passar do tempo. E performances e happenings podem ser registrados em audiovisual, sendo que, nesse caso, o que permanece é o registro e não a obra em si.

Temas como a materialidade das obras de arte e a oposição eterno/efêmero são problematizados pela arte contemporânea, pois são questões extremamente ligadas à nossa realidade, ao mundo da velocidade em que vivemos, no qual as notícias de ontem já estão ultrapassadas.

Um importante artista plástico brasileiro, que também discute a questão da durabilidade da obra de arte, é Vik Muniz. Em seus trabalhos faz uso de técnicas diversas e emprega, com frequência, materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira, entre outros.

Em algumas de suas séries, o produto final é a fotografia da obra, devido à perecibilidade dos materiais empregados.


Divulgação
Vik Muniz, Mona Lisa.

Acima, nas réplicas da Monalisa, Muniz utilizou geléia e manteiga de amendoim. Depois fotografou. Trata-se, claramente, uma discussão sobre o eterno versus o efêmero.
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livroArte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).


Artigo retirado de:http://educacao.uol.com.br/artes/arte-efemera-instalacoes-performances-e-happenings.jhtm

Arte Rupestre



Arte rupestre
arte rupestre  é o modo que os homens das cavernas utilizavam para se comunicarem e expressarem os sentimentos. Esses desenhos eram criados em vários locais como abrigos, paredes, tetos e superfícies rochosas, e é a arte mais antiga, pois algumas gravuras foram datadas a mais de 40 mil a.C. que era do período Paleolítico Superior.
E na época do homem pré-histórico onde a arte rupestre era o modo de expressão, as ferramentas que o povo utilizava na época eram feitas de vários materiais como pedras, ossos dos animais que eram caçados e até mesmo alguns tipos de metais. Fora que já faziam vários artesanatos em cerâmicas, arma de caça e utensílios domésticos todos feitos com os materiais da época.
As artes que eram feitas pelos homens pré-históricos retratavam bem como viviam esse povo antigo, e muitas gravuras recebiam vida logo que eles caçavam o seu alimento, sendo então a inspiração da arte rupestre. E uma das artes mais conhecidas no mundo é o famoso bisonte que está localizado na caverna de Altamira na Espanha, o desenho impressiona pelo seu tamanho e técnica de pintura utilizada, que foi o efeito claro-escuro.

O Olhar Linear e o Olhar Pictórico

O Olhar Linear e O Olhar Pictórico

 O olhar linear vê em linhas. Ver de forma linear significa então procurar o sentido e a beleza do objeto primeiramente no contorno. Significa ainda que os olhos são conduzidos ao longo dos limites das formas e induzidos a tatear as margens. A visão linear distingue nitidamente uma forma da outra


                                    
Rodrigo Andrade

O olhar pictórico está treinado para a percepção global da aparência na qual o objeto isolado não mais possui qualquer significado essencial. Esse tipo de olhar produz uma pintura onde é como se as luzes e as sombras estabelecessem entre si um contato mais vivo e nesses efeitos os olhos aprenderam pela primeira vez a confiarem na aparência e finalmente a aceitarem para a forma em si um desenho absolutamente estranho a ela.

O pictórico se caracteriza pela substituição das linhas e contornos por um efeito de massas.Tudo se mescla numa trama de linhas que não obedecem a nenhum limite. Os objetos são vistos como manchas.

Rodrigo Andrade :Ilusão e alucinação
Rodrigo Andrade, 1992

Funções da Arte





Para que transformar o barro em objetos? qual a finalidade de execultar sons em um pedaço de bambu e requebrar o corpo? quais as funções da arte? A arte tem muitas funções na vida do homem.Como a função individual, a função ambiental e a função social.

"A poesia é indispensável. Se ao menos eu soubesse para que..."

"Não é fácil encontrar novidades em poemas, mas homens morreram meseravelmente todos os dias por falta do que neles existe."